sábado, 29 de agosto de 2015

purê de grão-de-bico


Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícara de grão de bico
- 2 folhas de louro
- 3 cubos de caldo de legumes caseiro
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 dentes de alho amassado
- Suco de meio limão
- Salsinha fresca picada
- Alecrim fresco picado
- Sal

1. Na panela de pressão, cozinhe o grão-de-bico com as folhas de louro e 1 cubo de caldo de legumes.
2. Quando o grão estiver macio, escorra a água (guardando 1/4 de xícara desta água) e processe até obter uma pasta.
3. Esquente a manteiga e refogue o alho com as ervas.
4. Acrescente a pasta, o suco de limão e 2 cubos de legumes. Mexa.  Até pegar o ponto. Caso fique muito grosso, pode usar a água reservada do cozimento do grão-de-bico para suavizar o purê.


Rendimento: 3 a 4 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de cozimento: 30 minutos


Vamos esclarecer umas coisas. Possivelmente, as receitas que você encontrar por ai pedem para passar este purê na peneira. Sim, ele vai ficar mais liso. Contudo, além de dar mais trabalho e serem mais utensílios para lavar, você vai estar jogando fora a casca do grão-de-bico. E é na casca que está a maior parte das fibras (muito importantes para o funcionamento do intestino). Por isso, eu fiz sem passar na peneira; e ficou muito gostoso. Além disso, eu indico o uso de caldo de legumes. Essa caldo não é aquele cubinho vendido no mercado. Aqueles cubinhos são entupidos de glutamato monossódico e outras porcarias. Então, eu faço meu caldo de legumes. Como rende uma panela e eu não uso muito, eu congelo em forminhas de gelo. E é essa quantidade a que me refiro: um cubo de caldo é um cubo congelado. Da próxima vez que eu fizer, eu posto a receita do caldo de legumes pra vocês. E se você não tem caldo caseiro e está com pressa, use água com ervas frescas ou secas, pimentas, cebola... tem um monte de temperos naturais muito mais gostosos e saudáveis que os pacotinhos milagrosos do super mercado.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário