sábado, 21 de junho de 2014

anchova ao Rocio


Ingredientes:
- 1 anchova inteira e limpa (cabeça e rabo à parte, em torno de 2 kg)
- 2 cenouras
- 2 abobrinhas
- 4 batatas inglesas médias
- 50 g de manteiga
- 1 colher de farinha de trigo
- 1/2 limão
- Salsinha picada
- Azeite
- Alecrim 
- Sal

Para o molho fumê:
- Cabeça e espinhas da anchova
- 1 fio de azeite
- 2 L de água
- 1 cebola picada grosseiramente
- 1 alho-poró
- 3 talos de salsão com as folhas
- 2 folhas de louro
- 1 amarrado de ervas (alecrim, tomilho, manjericão e salsa)
- 6 grãos de pimenta-do-reino
- 1 xícara de de vinho branco seco
- 1 colher de suco de limão
- Sal

1. Primeiro, com uma faca bem afiada, corte dois grandes filés de anchova. Você vai usar as espinhas do meio, a cabeça e o rabo pra fazer o molho fumê.
2. Prepare o molho fumê: No fio de azeite quente, doure a cebola. Coloque os ingredientes e deixe ferver por 40  minutos no fogo brando. Com a ajuda de uma colher funda, retire a gordura que se forma à superfície. Coe e reserve o caldo.
3. Prepare o ghee: Esquente a manteiga em fogo baixo e, com a ajuda de uma colher funda, vá retirando a espuma que se forma.
4. Neste ghee, acrescente a farinha, mexa bem. Acrescente o molho. Mexa até a farinha dissolver. Deixe ferver para reduzir. (Eu deixei reduzir pouco. O molho mais concentrado dá mais sabor ao prato).
5. Em uma travessa, coloque os filés de anchova. Despeje o molho. Leve ao forno por 20 minutos a 230°C, coberto com papel alumínio. Não pode secar.
6. Corte as cenouras e as abobrinhas em tiras fininhas.
7. Corte as batatas ao médio e cozinhe-as com sal até ficarem macias. Leve-as ao forno em travessa separada com azeite e alecrim.
8. Acrescente as cenouras e abobrinhas ao peixe. Deixe no forno por mais uns 20 minutos. Verifique o cozimento.
9. Sirva o peixe com os legumes e as batatas. Sobre as batatas, salpique salsinha picada e gotas de limão.


Dica 1: Sabe ali no passo 2 que a gente coa o caldo e sobra um monte de espinha com aipo e ervas? Pois bem, faça o seguinte: separe as espinhas das carnes da anchova. Descarte as espinhas. Processe a carne da anchova com o aipo, a cebola e as ervas. Essa massa pode ser misturada a feijão fradinho cozido ou macarrão cozido e temperada, resultando em uma bela salada. Ou pode ser misturada à batata cozida e amassada e render ótimos croquetinhos de peixe. Ou ainda ser o recheio para bolinhos de batata ou aipim.

Dica 2: Depois que preparar tudo e servir, vai sobrar caldo na travessa. Não jogue fora! Congele-o e utilize em outros pratos.


Rendimento: 6 porções + Massa-base de anchova
Tempo de preparo: 45 min
Tempo de cozimentos: 1h 30min
























Eu e meu marido comemos um prato parecido com esse, mas feito com trutas, no restaurante Trutas do Rocio. O lugar é simplesmente perfeito. Conversando com a cozinheira, ela explicou como fazia. Não muito complicado, mas demorado. Tentei encontrar truta perto de onde moro, mas é difícil. Daí, resolvi fazer com anchova mesmo. E ficou ótimo! Na foto, o restaurante e o prato. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário